O antigo Presidente norte-americano processou a sobrinha e o jornal The New York Times devido à divulgação de um artigo no qual é alegado que Donald Trump estaria envolvido em “esquemas de evasão fiscal”.
Donald Trump acusa a sobrinha, Mary Trump, e os jornalistas do The New York Times de estarem envolvidos numa “conspiração traiçoeira” para obter documentos confidenciais, no âmbito de uma investigação que recebeu o prémio Pulitzer.
Segundo a BBC, Mary Trump terá violado um acordo judicial, que a proíbe de divulgar documentos oficiais, assinado em 2001. Depois disso, partilhou com o jornal norte-americano documentos fiscais que foram utilizados na notícia sobre a evasão fiscal do ex-Presidente.
“Um grupo de jornalistas do The New York Times, envolvidos numa cruzada para obter documentos fiscais confidenciais de Donald Trump, procuraram, incessantemente, a sua sobrinha Mary… e convenceram-na a retirar os registos do escritório do seu advogado”, lê-se no processo.
As reações não tardaram. Susanne Craig, uma das jornalistas envolvidas no processo, escreveu no Twitter: “Eu bati à porta da Mary Trump. Ela abriu a porta. Acho que isto é chamado de jornalismo.”
Uma porta-voz do The New York Times, Danielle Rhoades Ha, disse que a cobertura do jornal sobre os impostos de Trump “ajudou a informar os cidadãos através de reportagens meticulosas sobre um assunto de interesse público” e que o processo foi “uma tentativa de silenciar as organizações noticiosas independentes”.
https://zap.aeiou.pt/trump-processa-sobrinha-new-york-times-433374
Sem comentários:
Enviar um comentário