sábado, 27 de fevereiro de 2021

Em acto generoso de bondade, britânico enviava dinheiro a residentes de uma cidade britânica !

Os habitantes de Frome, no Reino Unido, estão constantemente à espera do correio, depois de ter sido revelado que um homem misterioso estava a entregar dinheiro nas casas dos residentes locais.


A polícia da cidade inglesa de Frome informou, na semana passada, que estava a tentar identificar a pessoa que estava a enviar dinheiro e cartas a residentes locais.

De acordo com a nota das autoridades, partilhada no Facebook no dia 21 de fevereiro, a pessoa distribui os envelopes através das ranhuras para a correspondência que as casas britânicas costumam ter nas portas. “Estamos dispostos a falar com este homem e a determinar o raciocínio por trás deste ato”, lê-se.

As autoridades pediram às pessoas que entrassem em contacto com a polícia, através de telefone ou e-mail, caso “tivessem alguma informação sobre este homem” ou passassem por “algo semelhante”.

De acordo com o Russia Today, esta quarta-feira, as autoridades revelaram que conseguiram encontrar o doador anónimo.

“Na sexta-feira, dia 19 de fevereiro, fomos contactados por uma residente de Frome que recebeu dinheiro de um estranho através da sua caixa de correio e uma carta que não esperava e que não foi especificamente endereçada a ela”, informaram.

Preocupados com o facto de o dinheiro ter sido entregue indevidamente, as autoridades policiais perguntaram a quem pertencia. O indivíduo apresentou-se e explicou que as suas ações são “um ato generoso de bondade“.

https://zap.aeiou.pt/britanico-enviava-dinheiro-a-residentes-de-uma-cidade-britanica-era-um-ato-generoso-de-bondade-383824

 

 

Estudante projetou um casaco que se transforma num saco-cama para os sem-abrigo, e deu-lhes um emprego !

Nos Estados Unidos, há pelo menos 567.715 pessoas que vivem nas ruas. Embora há quem vire as costas a essas estas, também há quem esteja disposto a fazer tudo para ajudar os necessitados e tirá-los do ciclo vicioso da pobreza.

Veronika Scott é uma dessas pessoas, conta o Interesting Engineering. Durante o seu tempo como estudante de desenho industrial no Detroit’s College, a jovem teve uma ideia que ajudou milhares de sem-abrigo.

O tema do seu projeto era projetar algo que “preenchesse uma necessidade” em Detroit, por isso Scott escolheu ajudar as pessoas que viviam nas ruas. Depois de trabalhar com as pessoas no abrigo local para sem-abrigo e tentar entender as suas maiores necessidades, a estudante criou um casaco inovador e resistente às condições climáticas intensas que pode ser transformado num saco-cama ou usado como uma carteira de ombro.

Scott continuou a trabalhar com a comunidade sem-abrigo para aprimorar o design e a qualidade após o término do ano letivo. O casaco EMPWR, feito com produtos de alta qualidade, é produzido com tecido reciclado de empresas como GM e Patagonia. Quando usados, devem durar várias temporadas.

Porém, o projeto não terminou com o casaco. Scott não percebeu o verdadeiro potencial do projeto até que uma sem-abrigo a ter abordado e dito que não queria um casaco, mas sim um emprego.

Esse foi um ponto de viragem. Scott começou a contratar e treinar mulheres sem-abrigo para fabricar os casacos e passou a dirigir uma organização sem fins lucrativos chamada Empowerment Plan.

Fundada em 2011, a organização criou um impacto económico significativo ao empregar membros da comunidade marginalizados para produzir os bens com um grande propósito. A organização do Empowerment Plan criou 90 empregos, impactou 275 crianças e distribuiu 50 mil casacos para manter os desabrigados aquecidos, servindo como um trampolim para sair da pobreza e chegar a um estado de estabilidade financeira.

Ser sem-abrigo cria um ciclo vicioso de pobreza do qual dificilmente se pode escapar. Conseguir um emprego e mantê-lo pode tornar-se um grande desafio que alimenta ainda mais o ciclo.

O modelo de emprego de 2 anos da organização permitiu que aqueles que trabalham lá saíssem do abrigo nas primeiras quatro a seus semanas. “Ninguém voltou a ficar sem-abrigo depois de ser contratado”, lê-se no site da organização.

Agora, 10 anos após a sua fundação, a organização está a crescer. Enquanto as ondas de frio atingem os Estados Unidos, Scott está prestes a embarcar numa jornada de oito cidades para entregar 700 casacos, de acordo com a Fox 2 Detroit.

https://zap.aeiou.pt/estudante-projetou-um-casaco-que-se-transforma-num-saco-cama-para-os-sem-abrigo-e-deu-lhes-um-emprego-381888

 

Deputado norte-americano quer banir GTA 5 e outros jogos violentos - Tudo para diminuir roubos de carros !

O deputado norte-americano Marcus Evans quer proibir a venda de videojogos violentos que promovam atividades criminosas, como o GTA 5, face ao aumento dos roubos de automóveis em Chicago e um pouco por todo o país.


Marcus Evans entregou recentemente um projeto para alterar a lei de modo proibir a venda de videojogos que representem “dano psicológico”, incluindo “roubo de veículos motorizados com um motorista ou passageiro presente”. O objetivo é diminuir a criminalidade principalmente em Chicago, a cidade mais populosa do estado do Illinois.

O autor da emenda, Marcus C. Evans Jr., é um político do Partido Democrata que quer alterar uma lei do código criminal de 2012 que regula a venda de jogos violentos para menores de idade. Além de proibir o comércio de jogos violentos para pessoas de todas as idades, a emenda altera a própria definição de jogo violento.

A nova terminologia, explica o Chicago Sun Times, defende que um determinado videojogo se enquadra nesse quesito quando “permite a um utilizador ou jogador controlar um personagem dentro do videojogo que é encorajado a perpetuar violência, na qual o jogador mata ou causa sérios danos físicos ou psicológicos a outro ser humano ou animal”.

A definição de “dano físico grave” da lei anterior também seria alterada para incluir “dano psicológico e abuso infantil, abuso sexual, abuso de animais, violência doméstica, violência contra a mulher, roubo de veículos motorizados com um motorista ou passageiro presente”.

A intenção o deputado é fazer frente ao aumento de roubos de automóveis na cidade. “O projeto proibiria a venda de alguns desses jogos que promovem as atividades que estamos a sofrer na nossa comunidade”, disse o político em declarações ao jornal norte-americano.

Marcus Evans cita o caso do GTA V, que, segundo o deputado, está a contribuir para a promoção deste tipo de crimes.

No entanto, a proposta deverá enfrentar bastante resistência, já que, em 2012, o Supremo Tribunal dos Estados Unidos determinou que a Califórnia não poderia banir a venda de videojogos para menores porque vai contra a “liberdade de expressão”.

https://zap.aeiou.pt/deputado-banir-gta-5-jogos-violentos-383562

 

Watakano, a “ilha da prostituição” que teve o seu auge nos anos 80, está agora vazia !

Conhecida como “ilha da prostituição”, Watakano já foi considera um pequeno paraíso sexual. No seu auge, do final dos anos 70 a meados dos anos 80, homens faziam um curta viagem de barco até ao local, onde um quarto dos 270 residentes eram prostitutas.

No meio do negócio do sexo a economia da ilha também acabou por prosperar. Eram muitos os homens que frequentavam o local com a intenção de encontrar prostitutas, mas as suas constantes visitas acabaram por enriquecer outras áreas económicas e fazer do local um pequeno paraíso.

Já as jovens que se prostituíam podiam ganhar até dois milhões de ienes por mês, o que hoje equivale a cerca de 22 mil euros.

Segundo o VICE, por norma, os residentes da ilha não eram profissionais do sexo e por isso os seus negócios centravam-se na administração de mercearias, cafés e complexos de apartamentos. A ilha Watakano desfrutou de décadas de riqueza económica.

Porém, quando surgiu uma grave crise económica no Japão em 1992, muitos trabalhadores ficaram desempregados e outros passaram a receber subsídios de férias menos vastos por parte das empresas. Assim, os frequentadores habituais deixaram de aparecer e a ilha começou a entrar num declínio económico sem precedentes.

Quase três décadas depois, quase nenhuma trabalhadora de sexo reside em Watakano. Hoje em dia, quem por lá passa, depara-se com bares de karaoke vazios e os corredores silenciosos são uma lembrança do passado vibrante da ilha.

“Graças às meninas, os residentes da ilha poderem ter uma vida rica. É por isso que o negócio foi protegido durante tanto tempo”, disse Mizuho Takagi, um escritor de 45 anos que pesquisou extensivamente sobre Watakano.

Em paralelo com a crise económica, o declínio da ilha deveu-se em grande parte a uma mudança nas leis. Em 1998, o Japão legalizou os serviços de prostituição. “Agora, basta uma chamada e os serviços sexuais estão ao dispor. Não há razão para ir até a ilha”, referiu Takagi.

Outro fator prende-se com o facto do número de bombeiros, polícias e funcionários públicos, que visitavam regularmente a ilha, ter também diminuído em 2015. As autoridades reprimiram a prostituição na ilha e forçaram muitas trabalhadoras a procurar trabalho em outras partes do país, revelou o escritor.

Embora a ilha de Watakano seja sinónimo de prostituição, o local era conhecido entre 1600 e 1800, por abrigar os marinheiros que viajavam de Osaka para Edo (antiga Tóquio) e que paravam na ilha quando o mar estava muito agitado.

Os residentes aproveitaram esse tráfego para vender os produtos aos marinheiros, limparem os seus uniformes e prepararam comida para estes. Com o tempo, um lucrativo comércio sexual começou a crescer.

No entanto, a ilha também carrega uma reputação sombria. Várias histórias de jovens desaparecidas, possivelmente vítimas de tráfico humano, prejudicaram ainda mais a fama do local.

Takagi recorda que conversou com uma vítima de tráfico durante a sua pesquisa e descreve como esta conseguiu fugir depois de ser vendida. “O namorado sugeriu que fizessem uma viagem à ilha. Enquanto estava na casa de banho, ele desapareceu e uma dona de um bordel apareceu para lhe dizer: ‘acabaste de ser vendida por 2 milhões de ienes’”, contou o escritor.

De acordo com Takagi, a geografia da Ilha Watakano facilitou que os traficantes mantivessem as mulheres sequestradas, sendo que a única maneira de fugir era de barco. Embora algumas vítimas tenham conseguido nadar 500 metros até a ilha principal, outras ficaram presas por vários anos.

Muitas das mulheres eram tailandesas e pediram dinheiro emprestado para ir para o Japão em busca de oportunidades, mas tiveram que pagar as suas dívidas através de trabalho sexual.

https://zap.aeiou.pt/watakano-ilha-prostituicao-esta-vazia-383146

 

Cidade sueca vai tornar-se mais sustentável com um empurrão da IKEA !

A IKEA fez uma parceria com o município de Helsingborg, na Suécia, para dar início a um projeto de comunidade verde, conhecido como H22.


A empresa sueca IKEA vai ajudar a desenvolver uma comunidade verde na cidade de Helsingborg. De acordo com o Engadget, o projeto, conhecido como H22, faz parte dos esforços da empresa, que prometeu tornar-se mais “verde” até 2030.

Para promover a ação, foi lançada uma série de podcasts, intitulada The Oracle, através da qual os habitantes locais poderão partilhar as suas experiências com o projeto.

A IKEA vai implementar um mercado de agricultura urbana em Drottninghög, uma localidade da cidade sueca, com o objetivo de melhorar as qualificações dos habitantes e criar novos empregos e negócios.

A partir deste ano, serão cultivadas novas colheitas num local denominado “O Jardim” e os produtos vão ser transformados em refeições locais na “Cozinha”. O resultado final será vendido no “Mercado”.

Num armazém na região portuária, a empresa vai desenvolver novos métodos de retalho, manufatura e produção, num espaço onde serão apresentadas ideias para as casas do futuro. Serão também disponibilizados produtos têxteis e técnicas de impressão como incentivo à adesão de métodos de fabricação ecologicamente mais “verdes”.

Na floresta de Utegym Fredriksdal, a IKEA vai criar um espaço de acampamento ao ar livre, usando materiais sustentáveis e um sistema autossuficiente de energia e água. Os locais estão a ser construídos em diferentes locais espalhados pela cidade e há já uma feira marcada para 2022.

https://zap.aeiou.pt/cidade-sueca-sustentavel-ikea-383559

 

Exército norte-americano está a construir a arma laser “mais poderosa” do mundo !

O Exército norte-americano está a desenvolver uma potente arma laser, cerca de um milhão de vezes mais poderosa do que qualquer outra já existente.


A Tactical Ultrashort Pulsed Laser (UPSL) será diferente das plataformas já existentes porque vai emitir pulsos curtos que dependem de baixa energia, enquanto que os lasers atuais emitem feixes contínuos.

O objetivo é que este potente laser passe armaduras, interrompa os sinais técnicos do inimigo e sensores de computação e cause disrupções em sistemas eletrónicos. Segundo o Interesting Engineering, o novo sistema está a ser desenhado para atingir um terawatt por 200 femtossegundos.

De acordo com os relatórios, os Estados Unidos pretendem testar um protótipo até 2022.

Este tipo de armas são extremamente úteis no combate a pequenos drones ou mísseis de movimento rápido. Quando se trata de usá-las diretamente contra inimigos humanos, podem causar várias reações, desde irritações na pele até cegueira.

A esperança é desenvolver uma Tactical Ultrashort Pulsed Laser que seja suficientemente grande, potente e robusta para ser usada em plataformas do Exército norte-americano, lê-se num comunicado do portal “Investimento de investigação em pequenas empresas” do Departamento de Defesa dos Estados Unidos.

O ramo militar publicou um anúncio na esperança de atrair a ajuda de pequenos fabricantes. Nos últimos anos, e em laboratório, universidades e instituições já conseguiram criar um laser como o que o Exército procura. Agora, o Pentágono quer capitalizar a investigação.

https://zap.aeiou.pt/exercito-eua-arma-laser-poderosa-383889

 

Diplomatas russos obrigados a deixar Coreia do Norte a empurrar vagão com malas !

Um grupo de diplomatas russos e as suas famílias tiveram que deixar a Coreia do Norte de forma inusitada, saindo a pé e a empurrar um carrinho ferroviário pelos carris de comboio, com as malas e as famílias em cima.

A situação ocorreu nesta quinta-feira, 25 de Fevereiro, e envolveu 8 funcionários da Embaixada da Rússia em Pyongyang, na Coreia do Norte.

“Uma vez que as fronteiras foram fechadas há mais de um ano e o tráfego de passageiros parou, foi necessária uma longa e difícil viagem para chegar a casa”, refere uma nota do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Rússia no Facebook.

A nota é acompanhada por fotos que mostram o vagão com malas e pessoas a ser empurrado por um homem.

O terceiro secretário do Embaixador russo, Vladislav Sorokin, foi “o principal motor” da viagem pelos carris, ao longo de cerca de um quilómetro, de acordo com o Ministério.

Os diplomatas tiveram que viajar durante “32 horas de comboio”, mais “duas horas de autocarro” para chegarem à fronteira com a Rússia. E foi então necessário fazer cerca de um quilómetro, para atravessar a ponte sobre o rio Tumannaya, a empurrar o vagão até chegar à estação fronteiriça russa Hasan.

No último ano, houve muitos diplomatas a deixarem a Coreia do Norte e Embaixadas estrangeiras a fecharem no seguimento das restrições impostas devido à pandemia de covid-19. Alguns conseguiram sair do país rumo à China.

Em Março de 2020, chegou a haver um voo que partiu rumo a Vladivostok, na Rússia, com diplomatas russos, mas também de países como Alemanha, França, Suíça, Polónia, Roménia, Mongólia e Egipto.

Oficialmente, a Coreia do Norte não tem casos de covid-19, mas ainda assim, o país impôs restrições de circulação e uma quarentena obrigatória rígida para os casos suspeitos de infecção.

https://zap.aeiou.pt/russos-coreia-norte-vagao-malas-383779

 

Bill Gates quer libertar mosquitos geneticamente modificados para injetar vacinas no povo !

 

Flying Syringes é uma frase que é usada para se referir a um projeto proposto financiado por Bill Gates para criar mosquitos geneticamente modificados que injetam vacinas nas pessoas quando as picam.

Em 2008, a Fundação Bill e Melinda Gates doou US $ 100.000 para Hiroyuki Matsuoka, da Universidade Médica Jichi, no Japão, para fazer pesquisas sobre mosquitos geneticamente modificados.

Hiroyuki Matsuoka, da Jichi Medical University, no Japão, acredita que pode ser possível transformar mosquitos que normalmente transmitem doenças em “seringas voadoras”, de modo que, quando picarem humanos, entreguem as vacinas.

O professor Hiroyuki Matsuoka tentará desenvolver um mosquito que possa produzir e secretar uma proteína da vacina contra a malária na pele do hospedeiro. A esperança é que esses mosquitos também possam fornecer vacinas protetoras contra outras doenças infecciosas.

Se Matsuoka provar que sua ideia tem mérito, ele terá direito a um financiamento adicional de US $ 1 milhão. O Washington Post se referiu às seringas voadoras como uma “ideia ousada”.

De fato, uma vez, Bill Gates realmente lançou um enxame de mosquitos sobre uma multidão desavisada em uma conferência TED em 2009.

“Não há razão para que apenas pessoas pobres tenham essa experiência”, disse Bill Gates, antes de acrescentar que os mosquitos não eram infecciosos.

Veja a descrição do projeto financiado pela Fundação De Gates:

O professor Hiroyuki Matsuoka, da Jichi Medical University, no Japão, tentará projetar um mosquito que possa produzir e secretar uma proteína de vacina contra a malária na pele do hospedeiro. A esperança é que esses mosquitos também possam fornecer vacinas protetoras contra outras doenças infecciosas.

https://portugalmisterioso.blogspot.com/2021/02/bill-gates-quer-liberar-mosquitos.html

Tecnologia de cura acelerada pode tornar um soldado em “Wolverine” !

Tecnologia de cura acelerada pode tornar um soldado em "Wolverine"
Poderiam os soldados se tornaram em algo parecido com o Wolverine? Crédito da imagem: depositphotos

Pode soar como um superpoder do personagem de quadrinhos Wolverine, mas a Força Aérea dos Estados Unidos está desenvolvendo uma maneira para os futuros combatentes curarem suas feridas rapidamente.

Trabalhando com a Universidade de Michigan, as equipes estão explorando a reprogramação celular para tratar feridas, queimaduras e outras lesões na batalha cinco vezes mais rápido do que o que ocorre naturalmente com o corpo humano.

O processo de programação celular modifica seu genoma usando proteínas, chamadas fatores de transcrição, que param genes diferentes “para regular atividades como divisão e crescimento celular e migração e organização celular”.

Os fatores de transcrição poderiam ser administrados por meio de uma bandagem “spray-on“, onde seriam aplicados diretamente nas feridas, o que poderia converter células musculares expostas em células superficiais da pele que cobrem a ferida para que cicatrize mais rápido.

A Dra. Indika Rajapakse, professora associada de medicina computacional e bioinformática e de matemática da Universidade de Michigan, está usando um microscópio de imagem de células vivas para o projeto.

A tecnologia permitirá que os pesquisadores vejam imagens de alta resolução dentro das células vivas para entenderem melhor o processo de cicatrização de feridas.

Rajapakse disse em comunicado:

“Existem oportunidades incríveis nos Estados Unidos, que você não vê no resto do mundo, para humanizar a ciência e atender às necessidades críticas da medicina.

Temos os recursos para fazer isso e é nossa obrigação aproveitá-los ao máximo.”

Depois de modificar o gene, a sequência pode ser escrita de forma que se transforme em um tipo diferente de célula quando necessário.

Por exemplo, se um soldado é ferido onde seu músculo está aparecendo, as células podem ser reprogramadas em células da pele para cobrir rapidamente o ferimento.

O comunicado afirma:

“A tecnologia imaginada agiria como uma bandagem ‘spray-on‘, aplicando fatores de transcrição diretamente nas feridas.

Este método converteria as células musculares profundas expostas em células superficiais da pele, o que significaria uma probabilidade maior de cura bem-sucedida do que os métodos atuais de enxerto de pele.”

A tecnologia soa semelhante aos poderes do personagem de quadrinhos Wolverine

Rajapakse e sua equipe desenvolveram um algoritmo guiado por dados para identificar matematicamente os fatores de transcrição corretos e prever os pontos do ciclo celular onde os fatores de transcrição podem afetar melhor a mudança desejada.

O microscópio de imagem de células vivas fornece dados para melhorar ainda mais o algoritmo.

O Dr. Frederick Leve, oficial de programa do portfólio de Sistemas Dinâmicos e Teoria de Controle do AFOSR, disse:

“É raro que a matemática forneça resultados tão promissores tão rapidamente.

Geralmente, leva décadas para que a pesquisa matemática básica se transforme em modelos que podem ser aplicados a uma tecnologia.”

No entanto, no caso do Dr. Rajapakse, demorou apenas alguns anos.

https://www.ovnihoje.com/2021/02/27/tecnologia-de-cura-acelerada-pode-tornar-um-soldado-em-wolverine/

 

Construção da Matriz - Cientistas estão a construir a gémea digital da Terra !

Um grupo de pesquisadores-climatologistas europeus com a participação de especialistas da ETH Zurich demonstrou um projeto único para criar um gêmea digital da Terra. Segundo especialistas a implantação desse projeto vai ajudar a estudar todas as mudanças climáticas do planeta.

O projeto Destination Earth está programado para ser lançado no verão de 2021. O objetivo do projeto é melhorar o nível de preparação dos países para mudanças extremas na Terra.

Os desenvolvedores pretendem criar não apenas uma cópia do nosso planeta mas também programas que exibam fenômenos climáticos temporais e espaciais. No processo de criação de um sistema único os especialistas irão adicionar a ele a capacidade de rastrear as ações da humanidade no planeta, incluindo o uso de recursos de energia e água.
Resta esperar que a gêmea digital da Terra criada por cientistas europeus permitirá não só contemplar tristemente as mudanças catastróficas globais, mas também encontrar uma certa “alavanca” para regulá-las ou pelo menos desacelerá-las.

O sistema faz parte de um projeto de dez anos executado pela União Europeia denominado Destination Earth. O objetivo do projeto é colocar a humanidade no caminho certo para alcançar a neutralidade de carbono líquido até 2050.

“Se você está planejando um dique de dois metros de altura na Holanda por exemplo posso analisar os dados em meu gêmeo digital e verificar se o dique com toda probabilidade ainda protegerá contra eventos extremos esperados em 2050”, Peter Bauer , Co-iniciador do Destination Earth e vice-diretor de Pesquisa do Centro Europeu de Previsões do Tempo de Médio Prazo, explicado no comunicado à imprensa da ETH Zurich.

Os cientistas do Destination Earth dizem que trabalharão em estreita colaboração com cientistas e engenheiros da computação para construir um modelo capaz de simular condições meteorológicas e climáticas complexas com anos de antecedência.

Eles também usarão sem surpresa inteligência artificial e big data para “acelerar as simulações e filtrar as informações mais importantes de grandes quantidades de dados”, diz o comunicado à imprensa da ETH Zurich.

Os cientistas no entanto dizem que os supercomputadores mais rápidos de hoje podem não ser poderosos o suficiente para o sistema que pretendem criar, e que a tecnologia terá que acompanhar seus planos ambiciosos de lidar com as mudanças climáticas com a computação.

Tudo isso traz à mente a ideia do futurista e editor fundador da revista Wired Kevin Kelly de um 'Mirrorworld' que usaria a realidade aumentada como um veículo para criar uma representação digital completa do nosso Mundo - infelizmente, neste caso a crise climática é o que está dirigindo força por trás de um plano tecnológico tão ambicioso.
 
http://ufosonline.blogspot.com/

 

 

Eis o primeiro enxame de buracos negros num aglomerado globular !

Uma equipa de cientistas, que esperava encontrar um buraco negro de massa intermédia no coração do aglomerado globular NGC 6397, encontrou, em vez disso, evidências de uma concentração de buracos negros mais pequenos.

Por vezes, na ciência, quando os investigadores se propõe a encontrar algo que previram, acabam por encontrar uma coisa complemente diferente.

Foi o caso dos astrónomos da agência espacial norte-americana (NASA) e da agência espacial europeia (ESA) que, com recurso ao Huble Space Telescope, examinaram o núcleo de um aglomerado globular – uma “bola” de estrelas velhas densamente compactadas – chamada NGC 6397. O objetivo dos cientistas era encontrar um buraco negro central de massa intermédia, mas acabaram por descobrir um enxame de pequenos buracos negros, revelaram as agências espaciais NASA e ESA, no dia 11 de fevereiro.

De acordo com o Earth Sky, existem dois tipos de buracos negros: o buraco negro de massa estelar, que se forma quando uma grande estrela fica sem combustível e entra em colapso, e que pesa apenas algumas vezes a massa do nosso Sol; e o buraco negro supermassivo que se acredita existir no centro de cada grande galáxia e conter a massa de muitos milhões de estrelas.

Além desses dois tipos, os cientistas acreditam que também existe um tipo de buraco negro intermédio – com uma massa intermédia de 100 a 100 mil vezes a massa do nosso Sol. Mas, apesar de existirem vários candidatos a buraco negro intermediário, só existem alguns confirmados.

Os astrónomos escolheram analisar o aglomerado globular NGC 6397 porque, além de ser um dos mais próximos da Terra – a 7.800 anos-luz de distância -, seria o lugar ideal para encontrar buracos negros de tamanho médio por causa da coleção densa de estrelas no seu núcleo.

A análise dos dados do Huble Space Telescope e do Gaia Space Observatory não forneceu, no entanto, evidência de um buraco negro de tamanho médio. Em vez disso, foi detetada a primeira coleção de buracos negros no centro de um aglomerado globular.

Os aglomerados globulares são grandes coleções esféricas de estrelas que orbitam na periferia das galáxias. Além disso, são, por vezes, tão antigos quanto o próprio universo.

Um aglomerado globular com núcleo colapsado, como NGC 6397, é velho o suficiente para que as estrelas mais massivas gravitem em direção ao centro do aglomerado e que as estrelas mais jovens tenham viajado em direção à periferia – o que faz com que o seu núcleo seja muito denso.

Como não é possível observar diretamente estes buracos negros intermédios, os astrónomos analisaram o movimento e velocidade das estrelas do aglomerado para perceberem a distribuição da sua massa – os locais onde as estrelas se movem mais rápido correspondem a áreas onde existe mais massa concentrada.

No entanto, descobriram que a distribuição das estrelas em NGC 6397 não estava confinada a uma localização central, semelhante a um ponto no núcleo, como seria de esperar na presença de um buraco negro de tamanho intermediário.

Em vez disso, a massa parecia espalhar-se mais aleatoriamente, estendendo-se a uma pequena percentagem do tamanho do aglomerado.

Assim, com base na evolução estelar, a equipa de cientistas concluiu que os restos de estrelas na forma de buracos negros de massa estelar estão a povoar as regiões internas do aglomerado globular – que é capaz de hospedar mais de 20 buracos negros do tipo “mais leve” que existe.

https://zap.aeiou.pt/enxame-pequenos-buracos-negros-382834

Cientistas criam “televisão” ultravioleta para animais, que nos vai ajudar a entendê-los melhor !

Uma equipa de cientistas da Universidade de Queensland, na Austrália, desenvolveu uma “televisão” ultravioleta para ajudar os especialistas a entender melhor a forma como os animais veem o mundo.

Os monitores de televisões ou computadores têm sido usados para exibir estímulos visuais em estudos de visão animal, mas, até hoje, nenhum conseguiu testar a visão ultravioleta, isto é, a capacidade de ver comprimentos de onda de luz inferiores a 400 nanómetros.

Samuel Powell, do laboratório Queensland Brain Institute’s Marshall, acredita que a nova “televisão” ultravioleta vai ajudar a desvendar os segredos da visão dos animais, incluindo peixes, pássaros e insetos.

Normalmente, as televisões comuns usam três cores – vermelho, verde e azul – para criar imagens. A nova tecnologia usa cinco, incluindo o violeta e o ultravioleta. “Com esta tela, é possível mostrar formas simples a animais, de forma a testar a sua capacidade de distinguir as cores ou sua perceção de movimento, movendo padrões de pontos”, explicou.

“Batizamos carinhosamente esta tecnologia de UV-TV, mas duvido que alguém queira uma em sua casa”, acrescentou, citado pelo EurekAlert.

Cada pixel é composto por cinco LEDs, um de cada cor. A sua resolução é bastante baixa – apenas 8 por 12 pixeis numa tela de 4 por 5 centímetros. De acordo com os cientistas, esta resolução é suficiente para analisar como a perceção da luz ultravioleta ajuda vários animais a entender o mundo à sua volta.

A investigadora Karen Cheney explicou que existem muitos padrões de cor na natureza que são invisíveis para os seres humanos “por não conseguirem detetar UV”. Esta tecnologia permitirá à equipa expandir a sua compreensão da biologia animal.

Enquanto que as abelhas usam padrões UV em flores para localizar o néctar, por exemplo, os peixes podem reconhecer indivíduos usando padrões faciais UV. “Recentemente, começamos a estudar a visão de peixes-palhaço que, ao contrário dos humanos, têm uma visão sensível aos raios ultravioleta”, adiantou a investigadora em comunicado.

“A nossa pesquisa mostrou que as listas brancas nestes peixes também refletem UV, o que sugere que os sinais de cor UV podem ser usados pelos peixes ​​para se reconhecerem uns aos outros”, esclareceu Cheney, acrescentando que “podem também estar envolvidos na sinalização de dominância dentro do seu grupo social”.

As descobertas surgem num artigo científico publicado recentemente na revista Methods in Ecology and Evolution.

https://zap.aeiou.pt/televisao-ultravioleta-para-animais-382127

O segredo para a investigação do cancro pode estar escondido nas baleias !

Algumas espécies de baleias vivem durante muitos anos graças a genes supressores de tumores duplicados. Esta descoberta pode ajudar na investigação sobre cancro em humanos.

Um novo estudo sugere que o tamanho gigantesco das baleias não é apenas uma ramificação evolutiva, mas está também associado a um ‘milagre médico’ que ajuda alguns destes animais a viver mais de 100 anos. Os investigadores analisaram genes supressores de tumores em duas famílias de cetáceos: Odontoceti e Mysticeti.

Os autores do estudo, publicado esta terça-feira na revista Proceedings of the Royal Society B, descobriram que uma taxa de renovação mais alta desses genes está associada a uma maior longevidade e menor incidência de cancro, entre outros benefícios.

Um dos coautores é o microbiólogo português João Pedro de Magalhães, que lidera o Integrative Genomics of Aging Group do Instituto de Biologia Interrogativa da Universidade de Liverpool, em Inglaterra.

O paradoxo de Peto pressupõe que, ao nível das espécies, a incidência de cancro não parece estar correlacionada com o número de células num organismo. Por exemplo, a incidência de cancro em humanos é muito maior do que a incidência de cancro em baleias, apesar de as baleias terem mais células do que os humanos.

Se a probabilidade de carcinogénese fosse constante entre as células, seria de esperar que as baleias tivessem uma incidência maior de cancro do que os humanos.

Anteriormente, investigadores atribuíam este paradoxo aos bons genes das baleias, que suprimem o cancro e outras doenças. No entanto, realça o Inverse, os autores deste novo estudo observaram que certas espécies de baleias, que vivem mais de 100 anos, teriam sido expostas a vários patógenos perigosos.

Hipoteticamente, isso aumentaria a probabilidade de desenvolverem genes aprimorados para proteger contra essas doenças.

Os cientistas identificaram 71 genes supressores de tumores duplicados nas baleias estudadas. Onze desses genes estão correlacionados com maior longevidade e tinham uma taxa de renovação 2,4 vezes mais rápida do que qualquer outro mamífero.

Além disso, a equipa descobriu que um ancestral da família de cetáceos transportou um importante gene conhecido como CXCR2, que regula a função imunológica, a danificação do ADN e a disseminação de tumores.

“Um dos principais processos que já demonstrou desempenhar um papel importante no envelhecimento e na supressão do cancro é a senescência celular“, que é o processo natural de envelhecimento ao nível celular, escrevem os autores.

A baleia-da-Gronelândia, conhecida por viver durante mais de 200 anos, tinha o maior número de duplicações de genes.

“O aumento no número de cópias de genes do envelhecimento em cetáceos pode fornecer proteção adicional contra o desenvolvimento de vários tipos de cancro, bem como doenças relacionadas com o envelhecimento”, escreve a equipa de investigadores.

Agora que é conhecida a importância destes genes em baleias, o próximo passo é usar estas descobertas para melhorar a investigação sobre cancro e longevidade em humanos.

“Seria interessante investigar o efeito destas variantes conservadas de GST [genes supressores de tumores], identificadas em baleias, em células humanas. Esta via de investigação poderia eventualmente levar a uma compreensão de novos caminhos que servem para melhorar os mecanismos celulares de proteção contra danos ao ADN, cancro e envelhecimento”, admitem os investigadores.

https://zap.aeiou.pt/segredo-investigacao-cancro-baleias-383122

 

 

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2021

Exército dos EUA está testando arma a laser que vaporiza seus alvos "Ficção para Vida Real" !

A ficção científica do universo Star Wars parece estar cada vez mais perto da realidade. O Exército dos Estados Unidos está desenvolvendo uma nova arma a laser poderosa capaz de disparar pulsos de vaporização de metal rapidamente, como uma metralhadora.

A nova arma chamada de "Laser Tático Ultra-Curto Pulsado para Plataformas Militares"  deve ser um milhão de vezes mais poderosa do que qualquer outra arma a laser por aí relata a New Scientist. 
Com base nos planos militares para a arma o laser se parecerá mais com os tipos de rifles de laser dos filmes de ficção científica do que com qualquer coisa que os engenheiros tenham construído no passado. 

As armas a laser que os militares dos EUA desenvolveram no passado foram projetadas para perfurar metal permitindo-lhes desativar veículos ou drones relativamente próximos. 

A nova arma por outro lado é poderosa o suficiente para vaporizar em vez de derreter metal o que a torna muito mais eficaz. Ele dispara pulsos incrivelmente curtos - entre 20 e 50 por segundo - que são moldados para permitir que eles se focalizem durante a viagem, não muito diferente dos tiros 'blaster' mostrados nos filmes Star Wars que permitem que o novo laser atinja alvos muito mais distantes sem se dissipar. 

EMP 

Além de construir um laser mais poderoso por si só os militares estão se inclinando ainda mais para os tropos da ficção científica e tentando dar à arma um efeito de pulso eletromagnético (EMP) também. Quando os lasers atingem o metal o plano é que eles acelerem rapidamente os elétrons fortes o suficiente para interromper os componentes eletrônicos próximos.
John F. Williams / Marinha dos EUA. 

Mas embora pareça rebuscado tudo isso é possível e viável com a tecnologia que já existe hoje disse Derryck Reid um engenheiro da Universidade Heriot-Watt. "Isso não é ficção científica", concluiu.

 http://ufosonline.blogspot.com/

 

Em Moscovo, qualquer um pode ser vacinado contra a covid-19 e até ganha um gelado !

Em Moscovo, capital da Rússia, a vacina Sputnik V está disponível gratuitamente a qualquer pessoa que queira ser vacinada desde 18 de janeiro. Os interessados não precisam de agendar a toma e até ganham um gelado de chocolate.


Na Praça Vermelha, o posto de vacinação contra a covid-19 é quase uma atração turística – com direito a brinde. A vacina ficou disponível para pessoas de grupos de risco, incluindo médicos e assistentes sociais, no início de dezembro, mas, aos poucos, tem sido alargada a mais grupos.

Agora, está disponível para qualquer um que a queira – incluindo turistas. De acordo com a Deutsche Welle, o fluxo de pacientes para serem vacinados é constante, mas não há grandes filas. Apesar de não haver números oficiais, os voluntários e funcionários do local estimam que cerca de um terço são estrangeiros.

George Tewson, um britânico que vive em Moscovo, deslocou-se à Praça Vermelha para receber a vacina contra a covid-19, juntamente com a sua mulher, e garantiu em declarações à DW que não se sente parte de uma campanha de propaganda russa.

Da mesma forma, Josh Lanza, um músico norte-americano, congratula-se pelo “momento histórico” de ter conseguido tomar a Sputnik V.

Para a Rússia, o lançamento da vacina contra o novo coronavírus é uma questão de orgulho nacional. O país já entregou o pedido de aprovação da Sputnik V na União Europeia (UE) e, atualmente, a substância está a ser usada na Argentina, Hungria e Sérvia.

Um estudo recente, publicado na The Lancet, mostrou que a vacina russa tem uma eficácia de 91,6% contra a doença. “O desenvolvimento da Sputnik V tem sido criticado pela sua precipitação, por ter saltado etapas e pela falta de transparência, mas os resultados são claros e o princípio científico dessa vacinação está demonstrado”, escreveram dois especialistas, Ian Jones e Polly Roy, num comentário anexado ao estudo.

https://zap.aeiou.pt/moscovo-vacinado-gelado-382912

 

Liam Thorp era prioritário na vacinação contra a covid-19 por ter 6,2 cm !

Liam Thorp, um homem de 32 anos sem comorbilidades, foi incorporado na lista de cidadãos prioritários para a vacinação contra a covid-19 no Reino Unido. Tudo por causa de um erro no sistema, que o registou com 6,2 cm de altura, dando-lhe um índice de massa corporal (IMC) de 28.000.


A história insólita é contada pelo The Guardian que refere que Liam Thorp, editor político do Liverpool Echo, ficou muito “confuso” com toda a situação, tendo partilhado a sua experiência “francamente surreal” numa thread do Twitter, que rapidamente se tornou viral.

O jovem, de 32 anos, surgia nas listagens com um índice de massa corporal equivalente a 28.000, causado pelo facto de, em vez de o registarem com 6,2 feet de altura – o equivalente a 1,80 metros -, terem escrito que tinha apenas 6,2 centímetros de altura.

Thorp telefonou para o NHS (o equivalente britânico ao Sistema Nacional de Saúde) para tentar perceber o que tinha acontecido. De acordo com o jornal britânico, o engano foi corrigido.

“Eu ganhei alguns quilos no confinamento, mas fiquei surpreendido por me ter tornado, clinicamente, um obeso mórbido. Esta situação fez-me repensar o que devo fazer nas noites das panquecas”, ironizou, em declarações à BBC Radio 5.

Na rede social, a história foi partilhada com o título “Fui convidado a levar a vacina porque o NHS pensava que eu tinha 6 centímetros”, numa publicação onde Liam Thorp escreveu: “A notícia que nunca pensei que iria escrever“.

https://zap.aeiou.pt/liam-thorpe-prioritario-62-cm-383556

 

Nunca a China teve uma noite estrelada assim - Drones pintam Van Gogh nos céus !

A 18 de dezembro do ano passado, o EFYI Group e a Universidade de Tianjin criaram uma “noite estrelada” única no céu de Tianjin: totalmente dedicada a Vincent Van Gogh.

O EFYI Group e a Universidade de Tianjin, na China, estabeleceram o recorde de animação mais longo realizado por veículos aéreos não tripulados (UAVs): 26 minutos e 19 segundos, de acordo com o site do Guinness.

Segundo a CNN, o tema principal da apresentação foi a vida e as obras do artista e pintor holandês Vincent Van Gogh. Os drones organizaram-se nos céus em formações que lembravam as suas pinturas mais famosas, como Os Girassóis ou A Noite Estrelada.

O estilo em que as aeronaves se moviam e pintavam os céus também lembravam Van Gogh: com “pinceladas” grossas e uma abordagem dramática. “A animação é uma forma de contar uma história, de contar algo que queremos contar”, disse Zhang Siqi, diretor de operações do EFYI Group.

O Guinness documentou todo o processo e detalhou cada etapa da apresentação. Por trás da narrativa, estava um planeamento técnico meticuloso.

O EFYI Group usou tecnologia de posicionamento de alta precisão e tecnologia de sincronização para alcançar uma “ação coordenada”, explicou Zhao Shilei, diretor de produto ao Guinness.

Os 600 drones usados eram do mesmo modelo – o Agile Bee II – que pesa aproximadamente 1,3 kg e voa a cerca de 30 quilómetros por hora.

https://zap.aeiou.pt/drones-pintam-van-gogh-383486

 

Alterações climáticas geram mais de 12 mil milhões de euros de perdas anuais na UE !

Na apresentação da nova estratégia de Bruxelas para fazer face à crise ambiental, o vice-presidente executivo da Comissão Europeia, Frans Timmermans, afirmou que o combate às alterações climáticas já não passa apenas pela redução das emissões de carbono, mas também pela adaptação.


“Não há vacina contra as mudanças climáticas. Já só há preparação”, disse. “Durante muito tempo, evitou-se falar de adaptação porque, de certa forma, poderia parecer que se estava a admitir uma derrota face à crise climática. Agora percebemos claramente que temos de evitar o pior e prepararmo-nos para o inevitável”, explicou ainda.

E sublinhou, citado pelo Expresso: “Mesmo que conseguíssemos eliminar todas as emissões de gases com efeito de estufa amanhã, iríamos, ainda assim, enfrentar os efeitos das nossas emissões passadas por várias décadas”.

As condições climatéricas extremas já custam mais de 12 mil milhões de euros por ano às contas públicas dos estados-membros da União Europeia (UE). “Se falharmos na prevenção de uma subida de três graus nas temperaturas, as perdas poderão atingir os 170 mil milhões de euros por ano”, frisou Timmermans.

“Temos de ser capazes de nos adaptar mais rapidamente, de partilhar informação e antecipar melhor futuros riscos, para que agricultores, famílias, indústrias e cidades conheçam melhor que problemas podem resultar das alterações climáticas para que se possam preparar previamente”, referiu.

Timmermans indicou que a maioria das perdas ainda recaem sobre famílias e negócios sem proteção seguradora e sobre os cofres públicos. O nível de proteção das seguradoras ainda é muito insuficiente, com apenas 35% das perdas a estarem, em média, cobertas.

EUA vão recuperar meta climática “rapidamente”

Numa intervenção no segundo dia dos Dias da Indústria da UE, Timmermans reiterou que a Europa quer ser “o primeiro continente neutro em matéria de clima”, objetivo que a Comissão Europeia pretende atingir até 2050, mas que os Estados Unidos (EUA) irão “recuperar muito rapidamente” a nível climático.

A UE estabeleceu “o ritmo” e “ainda” lidera a corrida, mas o comissário para o Pacto Ecológico Europeu acredita que os norte-americanos “vão recuperar muito rapidamente” com a ‘entrada em cena’ da administração de Joe Biden.

“Também vimos a China dar alguns passos gigantes na direção certa. O Japão também declarou que quer ser neutro em matéria de clima até 2050, tal como a Europa. O Canadá, a Coreia [do Sul]… Vemos desenvolvimentos incríveis em partes de África e da Ásia. As pessoas estão a entrar nesta corrida”, assinalou.

Segundo Timmermans, pela “maneira como vivemos agora, precisaríamos de três planetas para acomodar as nossas necessidades”.

Por isso, apelou à necessidade de “garantir que mudamos a maneira como vivemos para pararmos o aumento da temperatura do mundo, […] e o risco de ecocídio”, transformando a economia “para que possa beneficiar da revolução industrial que está a acontecer e para que possamos trazer mais pessoas para trabalhos justos”.

Ainda assim, o comissário europeu declarou-se impressionado pelo facto de a pandemia não ter diminuído “o sentido de urgência das pessoas no que diz respeito à crise climática”.

“Agora que as pessoas entendem o quão importante é a nossa saúde e o quão vulneráveis somos como seres humanos, sendo que a pandemia foi também resultado da falta de equilíbrio entre nós e o ambiente natural, acredito que o sentido de urgência que ainda vemos vai ajudar-nos a sair desta pandemia com todos os investimentos que serão necessários para recuperar de forma a que também transformemos a nossa economia numa economia verde”, sublinhou.

Timmermans salientou a “oportunidade de usar a revolução industrial para o benefício de uma economia mais produtiva e circular”, na qual se reduz a “dependência de matérias-primas”. “Os passos que vamos tomar nos próximos anos serão decisivos quanto a sermos bem sucedidos ao sair desta crise ou não”, concluiu.

https://zap.aeiou.pt/alteracoes-climaticas-perdas-ue-383423

 

A física quântica pode causar mutações no nosso ADN !

Simulações de computador e métodos de mecânica quântica têm sido usados ​​para determinar o papel que o tunelamento de protões, um fenómeno puramente quântico, desempenha nas mutações espontâneas no ADN.

A biologia quântica é um campo emergente da ciência, estabelecido na década de 1920, que analisa se o mundo subatómico da mecânica quântica desempenha um papel nas células vivas. Já a mecânica quântica é um campo interdisciplinar por natureza, reunindo físicos nucleares, bioquímicos e biólogos moleculares.

Uma equipa de investigadores do Leverhulme Quantum Biology Doctoral Training Center, da Universidade de Surrey, no Reino Unido, usou simulações de computador de última geração e métodos de mecânica quântica para determinar o papel do tunelamento de protões, um fenómeno puramente quântico, nas mutações espontâneas do ADN. 

O tunelamento de protões envolve o desaparecimento espontâneo de um protão de um local e o reaparecimento do mesmo protão nas proximidades.

Os cientistas descobriram que os átomos de hidrogénio, que são muito leves, fornecem as ligações que mantêm as duas fitas da dupla hélice do ADN juntas e podem, sob certas condições, comportar-se como ondas espalhadas que podem existir em vários locais ao mesmo tempo, graças ao tunelamento de protões. Isto faz com que esses átomos sejam ocasionalmente encontrados na fita errada de ADN, levando a mutações.

Embora a vida dessas mutações seja curta, os cientistas revelaram que conseguem sobreviver ao mecanismo de replicação do ADN dentro das células e podem ter consequências para a saúde.

“Há muito tempo que existem várias suspeitas de que o mundo quântico – que é estranho, contraintuitivo e maravilhoso – desempenha um papel na vida como a conhecemos. Embora a ideia de que algo pode estar presente em dois lugares ao mesmo tempo possa ser absurda para muitos de nós, isso acontece a toda a hora no mundo quântico, e o nosso estudo confirma que o tunelamento quântico também acontece no ADN em temperatura ambiente, disse Marco Sacchi, da Royal Society University Research Fellowship da Universidade de Surrey, em comunicado.

Segundo Louie Slocombe, estudante de doutoramento no Leverhulme Quantum Biology Doctoral Training Centre, a equipa pretende, no futuro, “investigar como os tautómeros produzidos por tunelamento quântico se conseguem propagar e gerar mutações genéticas”.

Para já, “ainda há um longo e emocionante caminho pela frente para entender como os processos biológicos funcionam no nível subatómico”, rematou.

Este estudo foi publicado em janeiro na revista científica Physical Chemistry Chemical Physics.

https://zap.aeiou.pt/fisica-quantica-mutacoes-no-adn-382850

 

Buracos negros minúsculos podem estar a “esconder-se” dentro de estrelas e a devorá-las por dentro !

Uma equipa de investigadores tem um novo palpite sobre onde procurar a misteriosa matéria escura: esta pode estar a assumir a forma de buracos negros endoparasitários.


De acordo com o ScienceAlert, buracos negros primordiais minúsculos, quase indetetáveis, podem ser uma das fontes misteriosas de massa que contribui para a matéria escura.

Uma equipa de investigadores suspeita que estes buracos negros podem “esconder-se” no centro de estrelas de neutrões. Gradualmente, estes corpos celestes cresceriam tanto que devorariam a estrela a partir de dentro

Embora não saibamos o que é matéria escura, esta é fundamental para a nossa compreensão do Universo: não há matéria suficiente que se possa detetar diretamente para explicar toda a gravidade. Na verdade, há tanta gravidade que os cientistas calcularam que cerca de 75% a 80% de toda a matéria é matéria escura.

Existem várias partículas candidatas a matéria escura. Os buracos negros primordiais que se formaram logo após o Big Bang não são um dos principais candidatos, porque, se estivessem acima de uma determinada massa, já teriam sido detetados. No entanto, abaixo dessa massa, teriam evaporado pela emissão da radiação Hawking muito antes.

Por outro lado, os buracos negros são candidatos atraentes para a matéria escura: são extremamente difíceis de detetar se estiverem apenas a vaguear pelo Espaço.

É assim que surge a ideia do buraco negro endoparasitário. Atualmente, existem dois cenários para este conceito: um defende que os buracos negros primordiais foram capturados por estrelas de neutrões e afundaram-se até ao núcleo; outro sustenta que as partículas de matéria escura são capturadas dentro de uma estrela de neutrões e, se as condições forem favoráveis, podem juntar-se e formar um buraco negro.

Inicialmente, esses buracos negros seriam pequenos, mas não por muito tempo. No interior das estrelas de neutrões, estes corpos cósmicos começariam a parasitar o seu hospedeiro.

Num estudo, que ainda não foi revisto por pares, uma equipa de físicos da Bowdoin College e da Universidade de Illinois, ambas nos Estados Unidos, calculou quanto tempo demoraria essa possível devoração.

Segundo os cálculos, uma vez que as estrelas de neutrões têm um limite superior de massa teórico de 2,3 vezes a massa do Sol, a massa dos buracos negros entender-se-iam até à faixa dos planetas anões.

Para uma estrela de neutrões não giratória com um buraco negro não giratório, a acumulação seria esférica. Nas taxas de acreção, buracos negros tão pequenos como 10 a 21 vezes a massa do Sol acumulariam completamente uma estrela de neutrões durante a vida do Universo.

Isto sugere que os buracos negros primordiais, desde o início do Universo, teriam agregado completamente as suas estrelas de neutrões hospedeiras. Porém, essas escalas de tempo estão em conflito direto com as idades das antigas populações de estrelas de neutrões.

“Como uma aplicação importante, os nossos resultados corroboram argumentos que usam a existência atual de populações de estrelas de neutrões para restringir a contribuição de buracos negros primordiais para o conteúdo de matéria escura do Universo, ou de partículas de matéria escura que podem formar buracos negros no centro das estrelas de neutrões depois de serem capturadas”, escreveram os investigadores.

Assim, o resultado é um golpe nos buracos negros primordiais, mas não exclui totalmente os buracos negros endoparasitários. Se houver partículas de matéria escura a flutuar pelo Espaço e a serem sugadas por estrelas de neutrões, podem estar a entrar em colapso em buracos negros e a transformar estrelas de neutrões em buracos negros.

Assim, qualquer estrela de neutrões aparentemente desaparecida pode ser um ótimo lugar para procurar matéria escura.

Este estudo está disponível desde 18 de fevereiro na plataforma de pré-publicação ArXiv.

https://zap.aeiou.pt/buracos-negros-minusculos-esconder-383116

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021

Na Florida, duas mulheres disfarçaram-se de idosas para serem vacinadas contra a covid-19 !

Na Florida, duas mulheres disfarçaram-se de idosas para conseguirem receber a segunda dose da vacina contra a covid-19, mas foram “apanhadas”.


De acordo com a CBS News, duas mulheres foram “apanhadas” a tentar obter as segundas doses da vacina contra a covid-19 de forma inusitada: as mulheres, de 34 e 44 anos, disfarçaram-se de idosas.

O episódio aconteceu na passada quinta-feira, no estado norte-americano da Florida. No entanto, segundo o matutino, os gorros, as luvas e os óculos não foram suficientes para que as mulheres conseguissem passar despercebidas.

Raul Pino, diretor do departamento de saúde local, informou que ambas tinham cartões de vacinação válidos da primeira dose, mas foi-lhes negada a segunda inoculação na sequência de problemas com os documentos de identificação.

As mulheres alteraram os anos de nascimento nos cartões para contornar o sistema, que prioriza pessoas com 65 anos ou mais. No entanto, apesar de os nomes corresponderem ao registo, não batiam certo com as datas de nascimento.

Funcionários de saúde alertaram as autoridades para emitir alertas de invasão. Em declarações aos jornalistas, o responsável disse não saber como é que as mulheres conseguiram ser inoculadas com a primeira dose.

O caso está a ser investigado pelas autoridades e a segurança nos locais de vacinação da localidade foi reforçada.

https://zap.aeiou.pt/mulheres-disfarcam-idosas-vacinadas-383229

 

Abriu em Las Vegas um supermercado psicadélico !

A mercearia mais excecional dos Estados Unidos já abriu. O Omega Mart baseia-se numa experiência artística imersiva, criada pela empresa de artes e entretenimento Meow Wolf, e está agora oficialmente aberto no complexo de artes AREA 15 em Las Vegas, no Nevada. 

O Omega Mart é um lugar que, ao combinar arte e elementos musicais, transforma um supermercado numa experiência psicadélica. Para criar esta experiência imersiva, a Meow Wolf trabalhou com mais de 50 músicos, artistas e criativos.

A Meow Wolf é um grupo multidisciplinar de artistas e criativos – escritores, pintores, escultores, atores, designers de iluminação, músicos, entre outros – cuja primeira exposição permanente, o House of Eternal Return, foi inaugurada em 2016, em Santa Fé, e atraiu mais de 2 milhões de visitantes.

De acordo com o Travel and Leisure, o espaço, que inaugurou no dia 18 de fevereiro, inclui quatro áreas temáticas e 60 salas cheias de instalações, terrenos e portais para outros mundos. É através destes “portais” no interior da mercearia psicadélica que os visitantes entram no que os criadores chamam de “dimensão paralela”.

A primeira área da experiência é o Omega Mart, um espaço inspirado numa grande mercearia, com mais de 100 produtos personalizados e surrealistas, incluindo a bebida energética Wake Up Please!; o antitranspirante/antidepressivo para a Canção da Baleia; Nebula Loaf; e Carne Americanizada.

A segunda área inclui os escritórios da Dramcorp, onde os visitante podem “ver por trás da cortina” a “entidade corporativa” do Omega Mart, num espaço inspirado no filme Tron.

No terceiro andar é possível visitar a Fábrica, um playground que faz parte das “operações misteriosas e procedimentos de produção bizarros da Dramcorp que criam os produtos exclusivos do Omega Mart“.

Por último, no “Deserto Projetado“, os visitantes podem ver uma obra de arte de projeção de vídeo envolvente que os leva de um “desfiladeiro do alto deserto a uma imersão vibrante e serena de reinos psicadélicos e interiores transcendentes”.

O Omega Mart do Meow Wolf é, em simultâneo, um supermercado fora da caixa, uma galeria de arte, um parque temático, uma declaração ousada sobre a teatralidade individual e o lugar perfeito para tirar muitas fotografias para o Instagram.

Vai estar aberto das 15h00 às 21h00 de segunda a quinta-feira e das 15h à meia-noite às sextas-feiras. O horário de fim de semana é das 10h00 à meia-noite aos sábados e das 10h00 às 20h00 aos domingos. Os bilhetes para a experiência estão disponíveis para compra antecipada por 45 dólares (40 dólares para crianças, idosos e militares).

https://zap.aeiou.pt/uma-experiencia-artistica-imersiva-abriu-em-las-vegas-um-supermercado-psicadelico-382233

 

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...