Pesquisadores da Universidade da Pensilvânia conseguiram levitar duas pequenas placas de plástico usando apenas luz.
Com a energia de um conjunto de LEDs brilhantes em uma câmara de vácuo, a equipe fez com que duas pequenas placas de Mylar pairasse – um avanço genuíno, relata a Wired, porque os cientistas nunca antes conseguiram fazer um objeto tão grande flutuar usando apenas a luz.
O candidato a doutorado em engenharia da UPenn, Mohsen Azadi, disse à revista:
“Quando as duas amostras foram levantadas, houve um suspiro entre nós quatro.”
Se você espera comprar um tapete mágico movido a luz da Amazon em breve, terá que continuar esperando. Os cientistas estão mais interessados em usar essa tecnologia para pesquisar a mesosfera, uma região alta da atmosfera que é notoriamente difícil de estudar.
Igor Bargatin, professor de engenharia mecânica da UPenn, disse à Wired:
“Às vezes é chamado de ignorosfera, como piada. Simplesmente não temos acesso a ela. Você pode enviar um foguete por alguns minutos de cada vez, mas isso é muito diferente de fazer medições usando aviões ou balões.”
Com a descoberta recente, no entanto, os pesquisadores esperam desenvolver um sistema de voo que pode transportar sensores minúsculos para a mesosfera usando a tecnologia de flutuação movida a luz.
Até a NASA está interessada nas aplicações potenciais da tecnologia na pesquisa de Marte – especialmente porque a pressão na atmosfera do Planeta Vermelho é semelhante à mesosfera da Terra, deixando em aberto a possibilidade de que pequenos levitadores movidos a luz poderiam ajudar a coletar dados de temperatura e composição.
Paul Newman, cientista-chefe de Ciências da Terra no Goddard Space Flight Center da NASA, disse:
“Você pode apenas decolar uma vez por dia, subir e descer e pousar em sua pequena sonda marciana. Não temos essa informação em Marte. Isso seria fantástico.”
https://www.ovnihoje.com/2021/02/16/cientistas-fabricam-tapete-magico-e-nasa-esta-interessada/
Sem comentários:
Enviar um comentário