sexta-feira, 23 de julho de 2021

Algumas aranhas conseguem matar cobras centenas dez vezes maiores do que elas !

Um novo estudo descobriu que algumas aranhas venenosas atacam cobras que têm centenas de vezes o seu tamanho (e muitas vezes saem vencedoras contra espécies tão venenosas como elas).


De acordo com o site Live Science, os investigadores encontraram 319 registos de aranhas que mataram cobras (e se alimentaram delas), 297 dos quais ocorreram na natureza e os restantes 22 em cativeiro.

“Quanto mais eu lido com este problema, mais eu me apercebo que certas aranhas são capazes de alcançar feitos incríveis”, disse Martin Nyffeller, biólogo conservacionista da Universidade de Basileia e co-autor do estudo publicado, este mês, na revista científica Journal of Arachnology.

A equipa descobriu que mais de 30 espécies de aranhas foram protagonistas desta prática na natureza, enquanto outras 11 fizeram o mesmo em cativeiro. As viúvas-negras (Latrodectus) foram as mais frequentes, tendo sido responsáveis por cerca de metade dos casos.

Estas são aranhas pequenas, no máximo com 1,1 centímetros, e costumam ter como alvo cobras pequenas e jovens, embora o seu veneno seja mortal o suficiente para matar animais muito maiores.

Membros da família das tarântulas (Theraphosidae) foram responsáveis por outros 10% dos casos. Estas aranhas maiores não constroem teias, mas caçam as suas presas ativamente no solo ou nas árvores.

Outros 8,5% destes incidentes foram realizados por grandes aranhas orbeiras (Araneidae), que também são conhecidas por capturar e comer morcegos e pássaros.

Segundo o mesmo site, os relatos de aranhas que comem cobras surgem de todos os continentes, com exceção da Antártida. Metade dos eventos relatados ocorreram nos Estados Unidos e quase um terço ocorreu na Austrália.

Do outro lado, os investigadores perceberam que foram atacadas 86 espécies de cobras, sendo as da família Colubridae as vítimas mais comuns. Os autores do estudo consideram que isso acontece provavelmente porque são a família de cobras mais abundante em todos os continentes, exceto a Austrália.

A maioria das cobras atacadas eram bebés ou jovens, que pesavam menos de um grama. Contudo, por vezes os aracnídeos também conseguiram derrubar serpentes grandes: as maiores vítimas tinham até 100 centímetros de comprimento e pesavam vários gramas, tendo sido geralmente atacadas por aranhas orbeiras ou grandes tarântulas.

Viúvas-negras conseguiram superar cobras com até 30 vezes o seu próprio tamanho em peso e, num dos relatos, uma aranha da espécie Steatoda triangulosa emaranhou uma cobra-liga de 15 centímetros de comprimento, que tinha 355 vezes o seu peso. Além disso, 30% das cobras eram também venenosas.

https://zap.aeiou.pt/algumas-aranhas-conseguem-matar-cobras-411554

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...