Arqueólogos descobriram um peso usado para o comércio na antiga cidade de Jerusalém que os estudiosos acreditam ter sido usado para defraudar comerciantes.
O peso foi encontrado na parte norte da Cidade de David, data de há 2.700 anos, e tem apenas 14 milímetros de diâmetro e 12 milímetros de altura. Feito de calcário, contém gravuras que indicam que o seu peso é de dois gerah (antiga unidade de peso hebraica), equivalente a 0,944 gramas.
No entanto, e apesar da indicação, o seu peso não é de dois gerah, escreve o The Jerusalem Post. Os investigadores descobriram que pesava pelo menos 3,61 gramas, mais de três vezes o peso indicado.
Eli Shukron e Hagai Cohen Kolonimus, da Universidade Hebraica de Jerusalém, em Israel, sugerem que este peso seria usado por comerciantes para enganar clientes. Aliás, este tipo de fraude é descrito e bastante criticado na Bíblia.
“Não tenham na bolsa dois padrões para o mesmo peso, um maior e outro menor.
Não tenham em casa dois padrões para a mesma medida, um maior e outro menor.
Tenham pesos e medidas exatos e honestos, para que vocês vivam muito tempo na terra que o Senhor, o seu Deus, dá a vocês.
Pois o Senhor, o seu Deus, detesta quem faz essas coisas, quem negocia desonestamente.”
Deuteronómio 25:13-16
Ainda em Provérbios 20:23 lê-se: “O Senhor detesta pesos adulterados e balanças falsificadas não o agradam”.
Usando este peso, os comerciantes conseguiam fazer parecer que determinado produto era mais pesado do que realmente era, levando o cliente a pagar mais.
https://zap.aeiou.pt/encontrado-peso-usado-para-enganar-clientes-ha-2-700-anos-e-que-a-biblia-critica-429834
Sem comentários:
Enviar um comentário