quarta-feira, 29 de dezembro de 2021

Encontrados 70 novos planetas errantes na Via Láctea — O maior grupo alguma vez descoberto !


Os planetas “errantes”, também conhecidos como planetas “vagabundos”, não orbitam nenhum sistema solar.

Uma equipa de astrónomos descobriu 70 novos planetas “errantes” na nossa galáxia graças à utilização combinada de vários telescópios do Observatório Europeu do Sul (ESO) e outras agências.

Segundo o Europa Press, este é o maior grupo de planetas errantes alguma vez descoberto. Em 2019, uma equipa de astrónomos da Universidade de Leiden, nos Países Baixos, concluiu que há 50 mil milhões de planetas “vagabundos” na Via Láctea.

“Não sabíamos quantos esperar e estamos encantados por termos encontrado tantos”, reagiu Núria Miret-Roig, astrónoma do Laboratório de Astrofísica de Bordeaux, em França, e da Universidade de Viena, na Áustria.

O artigo científico, publicado recentemente na Nature Astronomy, detalha que os 70 novos planetas interestelares têm massas comparáveis à de Júpiter numa região de formação de estrelas próxima do Sol, na direção das constelações de Escorpião e Ofiúco.  

Para os detetar, a equipa utilizou cerca de 20 anos de dados de vários telescópios terrestres e espaciais e mediu pequenos movimentos, cores e luminosidades de dezenas de milhões de fontes numa grande área do céu.

Estudar estes planetas vai permitir aos investigadores obter pistas valiosas sobre a sua formação. Alguns cientistas acreditam que podem formar-se a partir do colapso de uma nuvem de gás demasiado pequena para formar uma estrela ou que podem ter sido expulsos do seu sistema-mãe.

Certo é que os avanços tecnológicos futuros serão a chave para desvendar o mistério destes planetas nómadas, que vagueiam livremente pela Via Láctea.

A equipa espera continuar a estudá-los em maior detalhe com a ajuda do Extremely Large Telescope (ELT) do ESO, que está atualmente em construção no deserto chileno do Atacama.

https://zap.aeiou.pt/maior-grupo-de-planetas-errantes-452044

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...