quarta-feira, 29 de dezembro de 2021

Desenterrada cápsula do tempo da Guerra Civil Americana com 135 anos !


Uma “cápsula do tempo”, de 135 anos, com artefactos da Guerra Civil Americana foi desenterrada. Tinha três livros, um envelope e uma moeda.

A Guerra Civil Americana durou entre 1861 e 1865, tendo sido travada entra a União e os Confederados. A sua principal causa foi a longo controvérsia relativamente à escravização dos negros.

A guerra conheceu o seu fim no dia 9 de abril quando o general confederado Robert E. Lee se rendeu ao general Ulysses S. Grant, na Batalha de Appomattox Court House. A Confederação entrou em colapso, a escravidão foi abolida e mais de quatro milhões de escravos foram libertados.

Foi precisamente debaixo do sítio de onde costumava estar uma estátua de Robert E. Lee que conservadores norte-americanos desenterraram uma cápsula do tempo.

A caixa em questão esteve lá enterrada durante cerca de 135 anos e, segundo o Gizmodo, foram necessárias várias horas para conseguir abri-la em segurança, sem danificar o seu conteúdo.  

O meticuloso trabalho dos investigadores do estado norte-americano da Virgínia resultou no achado de três livros, um envelope e uma moeda. Uma deceção, se tivermos em conta que se esperava que a cápsula do tempo tivesse 60 artefactos.

A caixa é feita quase inteiramente de chumbo e coberta com argamassa, o que fez de abrir a caixa um teste de precisão, paciência e força.

Para tristeza dos investigadores, os documentos encontrados dentro da caixa estavam altamente danificados por água e humidade. A situação piorou quando, ao abrir a caixa, os documentos foram ao expostos ao oxigénio. Os especialistas estão a tentar descobrir detalhes dos documentos.

A caixa foi descoberta quando a estátua de Robert E. Lee foi removida no início deste ano. A estátua em questão gerou polémica e um grande debate na altura, com ativistas a falarem numa glorificação dos Confederados.  

Centenas de pessoas concentraram-se à distância para assistir à remoção da estátua. Algumas ergueram o punho, outras lançaram piadas ou emitiram gritos quando a imponente peça de bronze, de 12 toneladas e da altura de um edifício de seis andares, obra do artista francês Antonin Mercié, foi arrancada do seu pedestal.

Por sua vez, ao retirar o pedestal, os trabalhadores tropeçaram na cápsula do tempo. Os historiadores acreditam que a caixa remonta a 27 de outubro de 1887.

De acordo com o USA Today, um artigo de jornal de 1887 sugeria que a cápsula conteria artefactos da Guerra Civil e uma “fotografia de Abraham Lincoln deitado no seu caixão”.

https://zap.aeiou.pt/desenterrada-capsula-tempo-guerra-civil-452225

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...