terça-feira, 23 de fevereiro de 2021

Cientistas estão mais perto de descobrir a cura para a calvície !

Cientistas do RIKEN Center for Biosystems Dynamics Research, no Japão, encontraram uma forma de regenerar cabelo através de células estaminais.


O processo de crescimento do cabelo é cíclico e contínuo: cresce, cai e, depois, volta a crescer. Isto significa que, para um tratamento de regeneração capilar ser bem-sucedido, precisaria de produzir cabelo que também fosse capaz de se “reciclar”.

A equipa de cientistas, liderada por Takashi Tsuji, usou 220 combinações diferentes de ingredientes e cultivou células estaminais do pelo e dos bigodes de ratos em NFFSE – um tipo de colagénio -, para perceber se estas poderiam produzir cabelos “cíclicos”.

Os investigadores observaram, então, o cabelo regenerado durante várias semanas e descobriram que 81% dos folículos capilares criados em NFFSE passaram por, pelo menos, três ciclos e produziram cabelo normal. Por outro lado, 79% dos folículos cultivados noutro meio apenas passaram por um ciclo capilar.

De acordo com o Interesting Engeneering, através da parte externa das células, a equipa descobriu ainda que o ciclo mais eficaz estava relacionado com a adição de células Itgβ5.

“Descobrimos que quase 80% dos folículos atingiram os três ciclos capilares quando Itgβ5 foi injetada no folículo capilar epitelial, explicou o também autor Makoto Takeo, em comunicado.

“Por outro lado, apenas 13% [dos folículos] alcançaram os três ciclos quando Itgβ5 não estava presente”, disse, explicando que a análise também mostrou que essas células estão naturalmente localizadas na parte superior da região protuberante do folículo piloso.

“O nosso sistema de cultura estabelece um método para regeneração cíclica de folículos capilares a partir de células estaminais de folículos capilares”, acrescentou, “e irá ajudar a fazer com que a terapia de regeneração de folículos capilares seja uma realidade num futuro próximo”.

A próxima etapa do processo são os ensaios clínicos em seres humanos e, se forem bem-sucedidos, será um passo para a comunidade científica ficar mais próxima de desenvolver uma forma de combater a calvície.

https://zap.aeiou.pt/cientistas-perto-tratamento-calvicie-381928

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...