Cientistas da Agência Espacial Europeia (ESA) descartam qualquer possibilidade de o asteróide Apophis impactar com a Terra durante pelo menos um século.
Após novas observações do corpo rochoso, vulgarmente conhecido como o “asteróide do caos”, os especialistas da ESA descartaram a hipótese de este impactar a Terra em 2068 – uma data assinalada pela comunidade científica como potencialmente perigosa para a ocorrência de um impacto – ou no próximo século.
Tendo em conta as novas observações, a ESA vai remover este asteróide de 350 metros – o equivalente ao comprimento de três campos de futebol – da sua Lista de Risco.
Desde que foi descoberto, em 2004, o Apophis foi notícia em vários meios de comunicação internacionais, enquanto os astrónomos procuravam estudar e melhor compreender a sua órbita de forma precisa para antever eventuais impactos.
A próxima aproximação deste asteróide ao nosso planeta ocorrerá a 13 de abril de 2029, quando o Apophis passará a menos de 35 mil quilómetros da Terra e será visível a olho nu. Estará dez vezes mais próximo da Terra do que muitos satélites.
A esta distância, explica ainda a agência espacial europeia, a gravidade da Terra terá um impacto bastante considerável neste corpo espacial, alterando a sua trajetória e amplificando a incerteza da sua órbita e de eventuais impactos futuros.
Apesar de ser muito pouco provável que um asteróide venha a colidir com a Terra nos próximos anos, as agências têm reunido esforços para melhorar os programas destinados ao acompanhamento e desvio destes corpos celestes em rota de colisão com a Terra.
https://zap.aeiou.pt/asteroide-apophis-nao-ira-colidir-com-a-terra-390802
Sem comentários:
Enviar um comentário