quarta-feira, 3 de abril de 2019

Índia dispara foguete, destrói satélite e cria nuvem de detritos no espaço !

Lixo Espacial
Com uma operação altamente complexa, a Índia se tornou a quarta potencia espacial capaz de perseguir e destruir um satélite em pleno espaço. O destruição do artefato criou uma nuvem de lixo espacial que agora coloca em risco a operação da Estação Espacial Internacional.

O evento ocorreu na sexta-feira, 27 de março, e foi comemorada com grande alarde pelo primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, que classificou o feito como a consagração da Índia como potência espacial.
Reação da Nasa

Nos EUA, a Nasa considerou a operação como "terrível", já que a quantidade de detritos produzida pode causar danos na estrutura da Estação Espacial Internacional, ISS.

Modelos matemáticos mostram que foram produzidos cerca de 2000 fragmentos, sendo que 400 peças já foram identificadas, 60 delas maiores que 10 centímetros.

Segundo Jim Bridenstine, diretor da Nasa, com a destruição do satélite indiano o risco de colisão de fragmentos com a ISS aumentou 44% em 10 dias.

Resposta da Índia

Segundo Satheesh Reddy, chefe da Organização para a Pesquisa e Desenvolvimento de Defesa da Índia, o teste ASAT foi conduzida em orbita baixa, a cerca de 300 quilômetros de altitude, justamente para evitar que os fragmentos atingissem a Estação Espacial, que orbita 100 km acima.

China Também

Em 2007, a China também fez seu teste de destruição de satélites, o que provocou reação semelhante dos EUA. Na ocasião, cerca de 2500 fragmentos foi gerado, muitos deles ainda em órbita.

Fonte: https://www.apolo11.com/spacenews.php?titulo=India_dispara_foguete_destroi_satelite_e_cria_nuvem_de_detritos_no_espaco&posic=dat_20190403-095531.inc

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...