A espaçonave Juno da NASA acidentalmente descobriu um fenômeno bizarro enquanto voava para Júpiter: nuvens de poeira em movimento rápido, soprando para longe de Marte, estão bombardeando todo o sistema solar interno – inclusive a Terra.
Os cientistas da NASA perceberam pela primeira vez quando fluxos de partículas, que eles originalmente confundiram com vazamento de combustível, bloquearam as câmeras estelares de Juno, de acordo com um comunicado à imprensa da NASA. Acontece que as trilhas incomuns eram na verdade pedaços da própria Juno ao lado da poeira marciana, chicoteando todo o sistema solar interno. A descoberta perigosa, além de ser um ato incomum de agressão interplanetária, pode ajudar a NASA e outras agências a traçar cursos mais seguros através do sistema solar.
Guerra dos Mundos
Os cientistas já sabiam que havia nuvens de poeira orbitando o Sol, mas presumiram que se originavam de asteroides ou cometas distantes e, gradualmente, abriram caminho para o interior do sistema solar.
Mas a pesquisa da NASA, publicada na terça-feira no The Journal of Geophysical Research: Planets, usou as câmeras da Juno para rastrear a distribuição e trajetória das nuvens de poeira e revelou que o culpado é na verdade Marte. E há tanta poeira, os cientistas descobriram, que chega até a atmosfera da Terra.
Um novo vídeo da NASA descreve a descoberta:
Felizmente, a Juno e seus painéis solares estão bem, apesar da poeira espalhando-se sobre eles enquanto bombardeia a espaçonave em velocidades extremamente altas.
A Juno pode ajudar a manter a segurança das futuras espaçonaves agora que a NASA entende melhor essas poeiras cósmicas e de onde elas estão vindo. As minúsculas partículas ainda podem ter um impacto sério, então as agências espaciais provavelmente tentarão usar essa pesquisa para evitá-las completamente na próxima vez que lançarem uma missão.
https://www.ovnihoje.com/2021/03/12/cientistas-descobrem-que-marte-esta-jogando-sua-poeira-na-terra/
Sem comentários:
Enviar um comentário