Uma mulher residente no estado do Texas, nos Estados Unidos, avançou com uma ação coletiva de mil milhões de dólares contra o seu fornecedor de energia depois de a empresa apresentar uma conta de eletricidade de 9.000 dólares.
A conta de energia surgiu depois da vaga de frio que assolou vários estados norte-americanos, incluindo o Texas, na semana passada, deixando milhões de pessoas sem energia, detalha o Business Insider, que teve acesso à queixa.
As concessionárias elétricas dos estados de Minnesota, Texas e Mississippi, entre outras, provocaram apagões repetidos para aliviar a carga sobre as redes de energia que se esforçavam para atender à extrema procura de calor e eletricidade.
Depois de receber a conta, Lisa Khoury decidiu avançar judicialmente contra a Griddy Energy, acusando a empresa de praticar preços ilegais durante a tempestade, “explorando assim consumidores vulneráveis com a venda de eletricidade a preços denúncia”.
A Griddy utiliza um modelo grossista para cobrar a eletricidade aos seus clientes, no qual os planos de consumo são definidos consoante a taxa de mercado. Durante a tempestade, a taxa de mercado da eletricidade disparou.
“Griddy atacou Khoury no meio de um desastre (…) Ela e o seu marido ficaram sem energia em casa desde quarta-feira, 17 de fevereiro de 2021, até quinta-feira, 18 de fevereiro de 2021. Em simultâneo, Khoury hospedou os seus pais, que têm cerca de 80 anos, durante a tempestade. Mesmo assim, teve de minimizar o uso de energia por causa dos preços altos”, pode ler-se na denúncia.
Em comunicado, os advogados de Khoury revelaram que a conta de luz desta família entre 13 a 19 de fevereiro ascendeu aos 9.340 dólares, enquanto o valor habitualmente pago durante um mês de utilização ronda os 200 ou 250 dólares.
Os mesmos responsáveis disseram ainda que a empresa debitou diariamente valores da sua conta até que a cliente ordenasse a suspensão do pagamento junto do seu banco.
Khoury e outros elementos da ação pedem agora mil milhões de dólares por danos.
https://zap.aeiou.pt/vaga-frio-no-texas-mulher-processa-empresa-energia-receber-conta-9-000-dolares-383992
Sem comentários:
Enviar um comentário