O famoso físico teórico Michio Kaku tem um novo objetivo para seus colegas pesquisadores: desvendar os mistérios do universo para criar uma teoria coesa de tudo que explica como o universo funciona – e por que existe.
Kaku disse ao The New York Times que acha que os segredos subjacentes à física podem acabar sendo mais simples do que a pilha complexa de equações, teoremas e, às vezes, leis conflitantes com as quais os pesquisadores trabalham hoje. E desbloqueá-los, ele argumenta, poderia conceder à humanidade um controle e compreensão incríveis sobre o universo.
Kaku disse ao NYT:
“Centenas de teses Ph.D são criadas todos os anos porque queremos saber o que Hemingway realmente quis dizer. A física é exatamente o oposto. [As equações ficam] mais simples e mais simples, mas mais fundamentais e mais poderosas, a cada ano.”
“Grandes Mestres”
Em sua conversa com o NYT, Kaku comparou o esforço para desenvolver uma teoria de tudo a um jogador de xadrez refinando sua técnica até atingir o mais alto escalão do jogo.
Ele disse:
“[Quando] encontramos as regras que governam o jogo de xadrez, nos tornamos grandes mestres. Esse é o nosso destino, eu acho, como espécie.”
“Vigoroso Debate”
Um dos principais desafios não resolvidos é que duas das principais leis da física, a relatividade geral de Einstein e o Modelo Padrão, são excepcionalmente difíceis de integrar. Mas Kaku diz que está tranquilizado pelo “debate vigoroso” acontecendo entre os principais físicos que tentam fazer isso funcionar.
Ele continuou:
“O problema é que as duas teorias se odeiam. Elas são baseadas em diferentes matemáticas, diferentes princípios. Cada vez que você as junta, isso explode na sua cara. Por que a natureza deveria ser tão desajeitada? ”
Sem comentários:
Enviar um comentário