quarta-feira, 2 de junho de 2021

Estudo dá detalhes sobre o primeiro microssegundo do Big Bang !

Uma equipa de cientistas da Universidade de Copenhaga, na Dinamarca, estudou uma substância chamada plasma quark-gluão e revelou novos detalhes sobre os primeiros momentos do Big Bang.


Há 14 mil milhões de anos, no primeiro microssegundo do Big Bang, o plasma quark-gluão (PQG) era a única matéria que existia no Universo. Esta investigação “conta uma história única de como o plasma evoluiu”, explicou You Zhou, em comunicado.

A substância, que consistia em quarks e gluões, foi separada pela expansão quente do Universo. Depois, os pedaços de quark transformaram-se nos chamados hadrões.

“Um hadrão com três quarks forma um protão, que faz parte dos núcleos atómicos que são, por sua vez, os blocos de construção que constituem a Terra, nós mesmos e o Universo que nos rodeia”, explicou o investigador, citado pelo Interesting Engineering.

A equipa usou o Grande Colisionador de Hadrões, no CERN, para recriar a pequena janela temporal em que todo o Universo ainda era relativamente compacto e concentrado.

Durante o primeiro microssegundo (0,000001 de segundo) do Big Bang, o plasma quark-gluão ainda estava presente, antes de desaparecer na sequência da rápida expansão do Universo, descobriram os cientistas.

Os resultados das simulações mostram que “o plasma quark-gluão costumava ser uma forma líquida fluida e que se diferencia de outras matérias por mudar constantemente de forma ao longo do tempo”, explicou You Zhou, autor do artigo científico publicado na Physics Letters B.

A descoberta de que esta substância era fluida e tinha uma textura lisa semelhante à da água vai contra a crença de que o plasma era uma forma de gás. “Os novos detalhes mostram que o plasma mudou de forma ao longo do tempo, o que é bastante surpreendente.”

O Big Bang é a principal teoria sobre a origem cosmológica. O Universo começou com uma enorme explosão, que concentrava toda a matéria existente, há cerca de 14 mil milhões de anos. Ao longo do tempo, terá passado por diversas fases de arrefecimento, reaquecimento e expansão, até tomar a forma atual.

https://zap.aeiou.pt/primeiro-microssegundo-do-big-bang-405015

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...