O Disko Tokyo é um espaço para os detidos no Centro Penitenciário de Aragua
É quase caso para dizer que este cárcere é "o sonho de qualquer preso". O Centro Penitenciário de Aragua, na Venezuela, conta com uma série de comodidades pouco habituais em estruturas prisionais, como uma discoteca ou um centro hípico.
O Disko Tokyo é o espaço onde os detidos no Centro Penitenciário de Aragua, também conhecido como Tocorón, podem dar um pé de dança... Mas este é apenas um dos exemplos onde a população prisional pode aliviar o stress da pena. Um centro hípico e um ginásio com piscina também estão disponíveis, a par de vários restaurantes, onde se pode comer a preços idênticos aos praticados nas outras cidades.
Também a prática desportiva está contemplada, com campos de futebol e basquete, a par da moda, graças à loja de pronto a vestir existente. Tudo controlado pelos líderes da comunidade prisional, que, segundo diversas fontes naquele país, têm acesso a armas dentro da prisão.
Torocón funciona quase como um "resort Tudo Incluído", onde não falta sequer um Zoo ou um banco para os presos gerirem o dinheiro que lhes chega do exterior. A verdade é que ao alcance dos prisioneiros estão bens e serviço aos quais a população do país em geral tem muita dificuldade em aceder.
Segundo o site "Maduradas", em Tocorón são autorizadas as pernoitas de familiares dos presos, que podem até levar os seus animais de estimação para as instalações.
Curiosamente, este luxo é uma exceção num país conhecida pela extrema violência no interior dos seus estabelecimentos prisionais. Recorde-se que só no ano passado morreram 309 reclusos e 179 ficaram feridos em prisões da nação dirigida por Nicolás Maduro, segundo dados do Observatório Venozoelano de Prisiones (OPV).
Há uns anos, Iris Varela, ministra dos Serviços Penitenciários considerou uma "perversão" o facto de sempre terem existido discotecas nas prisões do país, desde a revolução, em 1999.
Fonte: http://www.jn.pt/PaginaInicial/Mundo/MundoInsolito/Interior.aspx?content_id=4723199&page=2
Sem comentários:
Enviar um comentário