terça-feira, 1 de março de 2022

A misteriosa “gripe russa” de há 130 anos poderá ter sido um coronavírus !


Em 1889, uma misteriosa doença respiratória surgiu na Rússia e espalhou-se pelo mundo, desencadeando pelo menos três ondas de infeção ao longo de vários anos.

Alguns cientistas suspeitam que a doença, conhecida por “gripe russa”, pode na realidade ter sido causada por um coronavírus semelhante ao SARS-CoV-2, o vírus que provoca a covid-19, segundo o The New York Times.

Há algumas semelhanças entre as duas pandemias. Por exemplo, durante a pandemia de gripe russa, as escolas e locais de trabalho fecharam devido ao grande número de pessoas infetadas.

Os infetados perderam frequentemente o paladar e o olfato, e alguns sofreram sintomas duradouros que se prolongaram por meses.

Em geral, a gripe russa parecia matar muito mais pessoas idosas do que crianças, ao contrário dos vírus da gripe, que tende a ser igualmente fatal para ambos os grupos etários, de acordo com os registos históricos disponíveis, que incluem registos de saúde governamentais e artigos de jornal.

Embora estas características da pandemia de gripe russa se assemelhem às da atual pandemia, a ideia de que a gripe russa foi causada por um coronavírus continua a ser especulativa, nota Peter Palese, investigador de gripe e professor de medicina na Escola de Medicina Icahn no Monte Sinai, em Nova Iorque.

Alguns especialistas partilham do mesmo sentimento, enquanto outros suspeitam que, embora possa haver provas concretas para apoiar a ideia, ainda não é certo.

Jeffery Taubenberger, diretor da secção de patogénese viral e evolução no Instituto Nacional de Alergias e Doenças Infecciosas, e John Oxford, professor de virologia na Queen Mary, Universidade de Londres, estão à procura dessas provas.

Têm estado a estudar amostras de tecido pulmonar preservado que antecedem a pandemia de gripe de 1918, procurando vestígios de vírus da gripe e coronavírus. Entre estes tecidos, esperam detetar o esquivo vírus da gripe russa.

Scott Podolsky, professor de saúde e medicina social na Harvard Medical School, e Dominic W. Hall, curador do Museu Anatómico Warren em Harvard, também estão à procura de tecido pulmonar preservado do mesmo período.

Se o material genético do vírus da gripe russa aparecer nestes pulmões, pode fornecer pistas sobre como a pandemia terminou, uma vez que a cobertura noticiosa da época não o mostra.

E se a pandemia de finais do século XIX foi causada por um coronavírus, alguns cientistas pensam que o vírus ainda pode estar a circular como um dos quatro coronavírus que causam a constipação comum, em vez de uma doença grave.

https://zap.aeiou.pt/a-misteriosa-gripe-russa-de-ha-130-anos-podera-ter-sido-um-coronavirus-463190

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...