Este veículo de trabalho foi revelado tendo como base uma plataforma altamente flexível e equipada com todo o tipo de tecnologias avançadas.
Carrinha elétrica de condução quase 100% autónoma
Quando o Karma apresentou no mês passado a sua plataforma E-Flex, a empresa revelou que também estavam a trabalhar em carrinhas e camiões de entrega autónomos.Segundo o que foi avançado, estes veículos elétricos estão projetados com autonomia de nível 4. Portanto, a tecnologia avançada que esperam incluir no elétrico irá permitir uma condução quase 100% autónoma numa plataforma altamente flexível.
Apesar de a empresa não ter revelado muitos detalhes sobre este avançado carro de transporte elétrico, o aspeto é-nos familiar. Sem grandes delongas, facilmente se consegue identificar muitas familiaridades com a Fiat Ducato em termos de carroçaria.
No entanto, mesmo com todas estas semelhanças, a Karma diz que o modelo foi construído recorrendo à plataforma E-Flex introduzida no mês passado, que permite a configuração de até 22 formas de carroçaria diferentes.
Karma revela a sua carrinha elétrica autónoma de nível 4
O Karma garante que a carrinha é altamente flexível e pode incorporar
baterias planas ou em forma de “I”. Assim, o modelo pode também
acomodar sistemas de propulsão múltiplos, incluindo uma configuração de
motores duplos e até quádruplos, bem como uma variante de grande alcance
com um a quatro motores.
O furgão Karma também é capaz de transportar carga bidirecional, o que constitui uma vantagem adicional.
Uma das principais características é o seu sistema de condução autónomo desenvolvido pela WeRide. Esta tecnologia é baseada na informação fornecida por uma série de sensores Lidar e radar, uma câmara e um navegador GPS.
Segundo o fabricante, estes componentes dão ao seu furgão elétrico uma visão de 360 graus do seu ambiente em tempo real.
Toda esta informação é introduzida numa plataforma NVIDIA Drive AGX Pegasus com dois processadores Xavier e duas GPUs Tensor Core (unidades de processamento gráfico).
Segundo a Karma, tal tecnologia permite “operações sem precedentes de
320 mil milhões de operações por segundo de aprendizagem profunda”, bem
como “uma condução segura, altamente automatizada e totalmente
autónoma”.
https://pplware.sapo.pt/motores/karma-revela-a-sua-carrinha-electrica-autonoma-de-nivel-4/
Sem comentários:
Enviar um comentário