Elmer e Lima são dois pinguins-de-humboldt machos e o primeiro casal do mesmo sexo a adotar um ovo durante a época de reprodução.
Ted Fox, o diretor do Jardim zoológico Rosamond Gifford, em Nova Iorque, nos Estados Unidos, diz que o casal está a fazer um “excelente trabalho“.
“Os pinguins são livres de escolher com quem querem passar o tempo e, neste caso, escolheram-se um ao outro. O bem-estar de cada animal que vive no zoo é muito importante para nós e nós apoiamos e encorajamos cada animal a fazer as suas próprias escolhas ao escolher os seus companheiros”, disse, em comunicado citado pela CNN.
A cria, que o casal protegeu durante o período de incubação do ovo, nasceu no dia 1 de janeiro e continua a crescer de forma saudável.
Ao The Washington Post, o diretor do zoo disse que equipa deu o ovo aos pinguins machos Elmer e Lima numa tentativa de aumentar as hipóteses de o ovo eventualmente eclodir.
“As famílias não tradicionais fazem um trabalho maravilhoso de criação e educação”, sustentou. Enquanto que os casais reprodutores do jardim zoológico têm “um historial de partir inadvertidamente os seus ovos fertilizados”, os dois pais adotivos foram “exemplares em todos os aspetos“.
O bom trabalho continua mesmo após o nascimento da cria: além de cuidarem do pinguim bebé, alimentam-no e aquecem-no. “O sucesso de Elmer e Lima é mais uma história que podemos partilhar para ajudar pessoas de todas as idades e origens a relacionarem-se com os animais“, rematou Fox.
Os pinguins-de-humboldt são considerados como “vulneráveis” pela União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN). O jardim zoológico nova-iorquino diz ter chocado mais de 55 crias até agora e acredita que, em breve, poderão nascer mais.
https://zap.aeiou.pt/casal-de-pinguins-mesmo-sexo-adota-cria-462311
Sem comentários:
Enviar um comentário