quinta-feira, 10 de fevereiro de 2022

Mais forte do que o aço e leve como o plástico - Engenheiros do MIT criam novo material !

Polímero 2DPA-1

Engenheiros do Massachusetts Institute of Technology (MIT), nos Estados Unidos, criaram um novo material mais forte do que o aço e tão leve quanto o plástico, que pode ser facilmente fabricado em grandes quantidades.

O novo polímero, denominado 2DPA-1, é leve, resistente e durável. “Tem muitas propriedades invulgares e estamos entusiasmados”, disse Michael Strano, professor de Engenharia Química do MIT.

“Geralmente não se pensa no plástico como algo que pode ser usado para suportar um edifício, mas este material abre a porta a novas coisas”, acrescentou o investigador.

Segundo o Sci-News, os polímeros consistem em cadeias de blocos de construção, chamados monómeros, que crescem com a adição de novas moléculas nas extremidades. Assim que são formados, podem dar origem a objetos tridimensionais através de processos de fabrico como a injeção em moldes.

Recentemente, a equipa do MIT concebeu um novo processo de polimerização que lhe permite fazer crescer o material não apenas numa, mas em duas dimensões e sob a forma de camadas.

Para os blocos de construção, os engenheiros utilizaram um composto chamado melamina, que contém um anel de átomos de carbono e azoto. Nas condições certas, estes monómeros podem crescer em duas dimensões, formando discos.

O portal explica que estes discos empilham-se uns sobre os outros, mantendo-se juntos através de ligações de hidrogénio entre as camadas, o que torna a estrutura muito estável e forte.

“Em vez de fazermos uma molécula parecida com o esparguete, podemos atuar no plano molecular semelhante a uma folha, na qual fazemos as moléculas ligarem-se umas às outras em duas dimensões”, afirmou Michael Strano.

“Este mecanismo acontece espontaneamente na solução e depois de sintetizarmos o material podemos facilmente manipular as películas que são extraordinariamente fortes”, referiu ainda, acrescentando que para produzir mais quantidades, basta aumentar a quantidade de materiais de origem.

Os cientistas descobriram que o módulo elástico do 2DPA-1 – a medida da força necessária para deformar um material –- é entre quatro a seis vezes maior do que o do vidro à prova de bala.

Já a força de elasticidade – que mede a quantidade de força necessária para quebrar um material – é o dobro da do aço, ainda que o material tenha apenas cerca de um sexto da sua densidade.

Outra característica chave é o facto de este novo material ser impermeável aos gases. O artigo científico foi recentemente publicado na Nature.

https://zap.aeiou.pt/engenheiros-do-mit-criam-novo-material-461494

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...